COF assessment questionnaire

English Russian Español Italiano Deutsch
COF assessment leafletConditions for using the COF assessment with groups as a Project Managers
COF Questionário de Avaliação

Este questionário foi desenvolvido e fundamentado no Quadro de Orientações Culturais (COF) por Philippe Rosinski descrito em seu livro Coaching Across Cultures (Nicholas Brealey Publishing, 2003, www.CoachingAcrossCultures.com).

O COF é um quadro de integração desenvolvido para comparar e avaliar culturas. Ele inclui uma série de dimensões culturais/orientações agrupadas em sete categorias de importância prática para líderes, coaches profissionais e qualquer pessoa que trabalha para desenvolver e libertar o potencial humano nas organizações: sensação de poder e responsabilidade, gerenciamento de tempo e suas abordagens, as definições de identidade e propósito, arranjos organizacionais, noções de território e fronteiras, padrões de comunicação e modos de pensar.

O COF desenvolve através de descobertas de antropologistas, especialistas em comunicação e consultores interculturais, incluindo Florence Kluckhohn e Fred Strodtbeck, Edward Hall, Geert Hofstede, and Fons Trompenaars, entre outros.

Uma orientação cultural é uma inclinação para pensar, sentir ou agir, de maneira culturalmente determinada. Por exemplo, nos Estados Unidos, as pessoas tendem a se comunicar de forma direta, dizendo claramente o que pretendem sem entre linhas ou margem para interpretações dúbias.A mensagem é clara e direta e pode também ser percebida como ofensiva. A orientação cultural dos americanos,então, é 'comunicação direta', em contraste com a comunicação indireta típica dos asiáticos. Os asiáticos não necessariamente comunicam explicitamente o que querem dizer, correndo assim o risco de serem mal interpretados, mas o fazem para evitar ferir os sentimentos uns dos outros.

Orientações Culturais não são preto no branco. Em outras palavras, ninguém é totalmente direto ou indireto, mas os indivíduos e culturas se encontram em um continuum delimitado pelo extremo em ambas as extremidades.Por exemplo, você pode ter a tendência de ser direto 75 por cento do tempo e indireto 25 por cento do tempo restante. Em outras palavras, sua orientação cultural, em relação a comunicação direta e indireta; dimenção cultural, é Comunicação direta.”

O COF tem uma série de usos:

    Avalia culturas. O COF fornece a linguagem para descrever os traços salientes de uma cultura e concentra a sua atenção sobre as variáveis e tendências culturais.
  • Sugere novas opções culturais. Você pode reconhecer uma orientação cultural, digamos, uma organização hierárquica e compará-la com sua preferência por uma estrutura igualitária, plana. Padrões que pareciam tão universais e naturais passam a ser percebidos como relativos ou mesmo tendenciosos quando contrastados com seus opostos. Orientações que tinham sido esquecidas ou desconhecidas oferecem novas opções para lidar com situações desafiadoras.
  • Avalia diferenças culturais. Como Stewart and Bennett sugerem, a partir de suas pesquisas; 'A dificuldade central na interação transcultural é uma falha em reconhecer as diferenças culturais relevantes';. Quando várias culturas estão envolvidas, o COF cria uma abordagem sistemática para esclarecer a natureza das diferenças culturais bem como semelhanças entre elas.
  • Conecta culturas diferentes. Com a revelação de diferenças culturais específicas é possível concentrar-se em diferenças específicas e criar uma conexão entre elas.
  • Concebe a imagem de uma cultura desejada. O COF cria um vocabulário o qual descreve uma cultura ideal. Torna-se uma questão de conectar a cultura atual com a desejada. O desafio ainda é grande , mas torna-se possível e gerênciável.
  • Potencialisa a diversidade cultural. Com alternativas culturais claramente identificadas, é possível considerar dois ou três pontos de vista diferentes, aproveitando o máximo das diferenças culturais e a partir disso criar uma sinergia cultural.

Este questionário ajudará a determinar o seu perfil cultural. Enquanto você responde o questionário , nós lhe convidamos a refletir sobre o significado de cada dimensão e pensar em sua tendência típica em situações vividas.

Palavras cautelosas: Suas respostas a este questionário vão ajudá-lo a estabelecer um perfil cultural que constitui uma base útil para uma discussão mais aprofundada, ao invés de uma medida específica pronta.

Para aumentar a validade de seus resultados, você pode considerar:

  • ler a parte II do Coaching Across Cultures para obter uma compreensão mais profunda das dimensões,
  • trabalhar com um coach intercultural treinado para usar o COF para ajudá-lo a trazer a superfície as orientações culturais até então não percebidas ou conscientes,
  • solicitar um feedback 360° para ajudá-lo a compreender como os outros percebem sua capacidade de usar as orientações culturais.

Advertências adicionais:

  • Por favor, entenda que o perfil cultural e suas orientações culturais dependem, de fato, em grande medida, do contexto cultural(ao contrário de preferências psicológicas). Isso significa que suas orientações mudam frequentemente(pelo menos até certo ponto), dependendo da situação(por exemplo, baixo contexto de trabalho, alto contexto com a família e com os próximos amigos de longa data).

    Como você pode estabelecer um perfil cultural confiável?
    • Uma solução é criar um perfil cultural em cada situação. O perfil cultural seria preciso, mas só nessa situação.
    • A solução que recomendamos é aceitar que o seu perfil cultural individual serve apenas para representar o seu padrão, a sua tendência geral.


  • Seu perfil cultural nem sempre determina suas ações . Por exemplo, você pode ter uma orientação competitiva, mas escolher ser colaborativo em uma situação particular. Consequentemente, o seu perfil cultural não limita o seu potencial. O oposto é verdadeiro, consciente do seu perfil, você pode descobrir novas opções fora do seu perfil e explorar este potencial até então desconhecido.

Respostas individuais podem ser agregadas para estabelecer perfil COF coletivo para fins de pesquisa e/ ou no contexto de projetos de grupo (por exemplo, o perfil COF da equipe usado em uma intervenção de coaching de equipe, perfil COF organizacional utilizado para a auditoria cultural de uma organização, perfil COF de cada divisão dentro de uma organização).

O questionário de avaliação COF é projetado pricipalmente como uma ferramenta de desenvolvimento (tanto a nível individual como de grupo) e também como uma ferramenta de auditoria (a nível de grupo).

Por favor, veja que o Perfil de Grupo COF é obtido através da agregação de perfis individuais COF, em vez de agregação de percepções de orientações e habilidades culturais do grupo dos indivíduos.

Suas respostas individuais serão tratadas com estrita confidencialidade: resultados individuais estarão disponíveis apenas para você, para o administrador autorizado do Rosinski & Company;e possivelmente, para o gerente do projeto. Neste último caso, você será informado antecipadamente se o gerente de projeto tem acesso aos dados individuais. Garantir a confidencialidade dos dados individuais é crucial para garantir que se responda com franqueza e se garanta resultados significativos.

O administrador do Rosinski & Company autorizado e o grente do projeto vão garantir que os dados individuais não serão divulgados e só serão compartilhados com os outros na forma de resultado de grupo.

O questionário de avaliação COF™ pode ser usado de duas maneiras:

1. Como participante individual
Após a conclusão do questionário, o seu perfil cultural será gerado automaticamente. Você será capaz de baixar seu o relatório.

2. Como Projeto
Esta opção permite:

  1. Agregar resultados individuais e estabelecer perfil de grupo com base em projeto (por exemplo, o perfil da equipe, organização geral de perfil, bem como perfil por categorias/áreas pré-definidas, tais como departamento, nacionalidade, nível de gerenciamento, fusão, etc.).
  2. Adicionar dimenções culturais suplementares personalizadas além das 17 dimensões COF padrão já existentes.

Este processo envolve quatro etapas:

  1. Gerenciamento do Projeto: Inicie um novo projeto
    Esta opção permite que você, usuário autorizado do COF, inicie novos projetos. Basta clicar em ;'Iniciar novo projeto';, preencha as informações solicitadas e clique em 'enviar solicitação' para enviar automaticamente a sua proposta para Rosinski & Company.
  2. Gerenciamento de projeto: Configure novo projeto
    Vamos rever sua proposta e mediante acordo, você receberá uma ID ( número de identificação) de projeto e será convidado a preencher as informações necessárias para configurar o questionário de avaliação COF.
  3. Participantes do Projeto: Completar o questionário de avaliação COF.
    Após a recepção da ID( número de identificação) do projeto, os participantes podem completar seu questionário de avaliação COF. Após a conclusão do questionário, o seu perfil cultural será gerado automaticamente. Você será capaz de visualizar e fazer o download do seu relatório.
  4. Gerenciamento de Projeto: Visualizar/imprimir perfil COF agregado
    Após a conclusão do questionário pelos participantes do projeto, você -o gerente de projeto- será capaz de visualizar e imprimir o perfil COF agregado do projeto.